14 de setembro de 2010

PROJETO PAPA-PILHAS

No ano de 2009, as professoras Sidnéia e Tatiana desenvolveram com sua turma de Minigrupo um Projeto de Coleta de Pilhas Usadas e foi um grande sucesso ! Pensamos então em dar continuidade ao mesmo e  envolver  todo o CEU CEI Formosa !

Uma de nossas metas para este ano seria desenvolver com as crianças o senso de  respeito e cuidado pelo meio ambiente, então já viu, né ? As professoras são muito criativas, cada uma tem uma ideia melhor que a outra, unimos então a coleta de pilhas e baterias e fizemos uma boneca de latas onde as crianças depositariam estes produtos !
Trabalhamos com as crianças, durante as rodas de conversa, sobre  o perigo do descarte de pilhas e baterias em lixos comuns e contamos com a  participação das famílias enviando pilhas usadas   para que estas sejam depositadas em nossa “BONECA PAPA-PILHAS”.

No final do ano levaremos as pilhas e baterias para um Posto de Coleta Responsável.

Você sabia que as substâncias  contidos em pilhas e baterias são altamente nocivas aos seres humanos ? Elas são compostas em sua grande maioria por metais pesados como zinco, chumbo, mangânes e mercúrio e não devem ser jogadas em lixo comum, já que seus elementos tóxicos contaminam o solo, o lençol freático e, no final das contas o próprio homem.
Apresentação da Boneca para as crianças do CEI. As   professoras Mércia e Denise encenaram uma peça no Teatro do CEU Formosa 
Nosso projeto tomou grandes proporções ! Os alunos da EMEI e da EMEF do CEU Formosa também conheceram a Boneca Papa Pilhas

Nossa Boneca Papa-Pilhas foi feita com latas de panetone e achocolatado ! É pela boca que a boneca recebe seu alimento favorito: pilhas e baterias usadas !


2 comentários:

  1. Como vovó da Boneca de Lata hoje fique muito feliz durante a reunião junto aos pais do BI A e B. Os pais demonstraram interesse em continuar trazendo as pilhas para nosso trabalho. Então sugerimos que os responsáveis quando estiverem no CEI junto com seus filhos, netos ou sobrinho ajude nossos alunos a alimentar a Boneca de Lata. Assim o hábito proporcionará aos do B I a interiorização de um efetivo trabalho educacional de parceria - família e escola. Para os alunos que vem de transporte escolar a tarefa da alimentação da boneca pelos bebês ficará sob nossa responsabilidade. Professoras.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse projeto papa pilhas
    a minha filha Ana Julia mgde
    fica sempre juntando todas as pilhas e fala
    que é para a boneca.Acho isso o maximo!
    viviane!

    ResponderExcluir