27 de setembro de 2010

PROJETO "É HORA DO BANHO!" - Um momento pedagógico lúdico, que proporciona prazer e bem estar. (BERÇÁRIO II - AB)

Professoras Edna e Aimée

Objetivos:
- Promover bem-estar;
- Possibilitar um momento para que criança possa relaxar, refrescar-se e sentir-se confortável;
- Experimentar o prazer do contato com a água, com livros de banho e brinquedos adequados;
- Aprender a despir-se, a vestir-se, enxaguar-se, enrolar-se e dessa forma cuidar de si.

“Cuidar da criança é uma ação complexa que envolve diferentes fazeres, gestos, precauções, atenção, olhares. Refere-se a planejar situações que ofereçam à criança acolhimento, atenção, estímulo, desafio, de modo que ela satisfaça suas necessidades de diversos tipos e aprenda a fazê-lo de forma cada vez mais autônoma.
Uma educação que cuida da criança propõe metas valiosas a sua aprendizagem e seu desenvolvimento e, além disso, seleciona experiências de aprendizagem socialmente relevantes”.
(SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação.  Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, Creches e EMEIS da cidade de São Paulo. São Paulo: SME/DOT – Educação Infantil, 2006.

Desenvolvimento: realizamos uma conversa com todas as crianças para falar do banho.
Nesta conversa fizemos gestos de higiene realizados no banho. Nomeamos as partes as partes do corpo, enquanto brincávamos de faz de conta de banho. Neste momento as crianças nos imitam como se estivessem tomando o banho.
Apresentamos a eles os objetos que seriam utilizados enquanto tomam banho.
São eles livros de banho, sais com cheiro e bolinhas de piscina.
Todos puderam observar, tocar os materiais e cheirar os sais.
Em seguida levamos todas as crianças para o banheiro e lá mostramos onde tomar banho.
Apresentamos a eles todo o processo. A cuba enchendo, a colocação dos sais, das bolinhas e as toalhas para enxugá-los.
O próximo passo agora é tomar o banho.
Preparamos esse projeto com objetivo de contemplar com o banho calmo e educativo no máximo duas crianças por dia com duração de dez minutos para cada uma.
As conversas sobre o cuidado de si com objetivo de desenvolver a autonomia e ampliar a linguagem ocorre durante o tempo em que o projeto é desenvolvido.






Um comentário:

  1. Este projeto é importantissímo ao educando, pois além da vertente educação trabalha outra o sentir-se querido. A aplicação da atividade proposta pelas nossas colegas Edna e Aimée demonstra um carinho imenso para com seus alunos. Esta é uma das atividades que deveriam estar dentro da rotina diária dos bebês. Devido as condições de logistica não se pode realizar diariamente com todos nas dependências do CEI, mas elas adaptaram.Fazem todos os dias com dois alunos diferentes. Agora pais se eu fosse vocês aproveitava essa idéia e faria em casa todos os dias com o meu ou os meus filhos - pena que os meus já sejam adultos - mas aos finais de semana farei com meu neto Enzo - 14 meses. Atividades educacionais devem sempre estar na parceria pais e educadores.
    Parabéns meninas pelo projeto.

    ResponderExcluir