13 de setembro de 2010

PROJETO AUTONOMIA E IDENTIDADE

Durante a nossa Jornada Pedagógica no mês de fevereiro, sentimos a necessidade de desenvolver um projeto durante o ano de 2010 em que todas as turmas do "CEU CEI Formosa" estivessem envolvidas. E um tema que pensamos ser primordial a ser trabalhado com as crianças de zero a três anos é a autonomia e a identidade. É claro que, com o passar do tempo novas demandas irão surgir, as professoras perceberão as necessidades das crianças de quererem saber sobre algo ou alguma coisa específica, neste momento é oportuno trabalhar com sequências didáticas, o Projeto é único, mas os anseios e curiosidades de cada turma são singulares.

Identidade e autonomia são processos que vão sendo construídos ao longo dos anos pelas crianças e cujo facilitador desta construção é o adulto. Uma vez que ela – construção - a princípio ocorre primeiro no âmbito familiar e depois concomitantemente com o âmbito escolar.

Muitas situações lúdicas e de aprendizagem acontecem em nosso CEI envolvendo esta temática. Aqui as crianças são incentivadas a desde cedo a expressar seus sentimentos, a cuidar de seus pertences e dos colegas, a reconhecer seu próprio nome, saber utilizar o espaço do CEI com autonomia e respeito ao colega,  reconhecer-se pertencente a uma família e conhecer historicamente sua origem, etc.

Também vivênciam situações onde aprendem a cuidar do meio ambiente por meio de atitudes simples, porém com significado,  ou seja, jogar lixo no lixo, resíduos de comida no latão apropriado, fechar a torneira após lavar as mãos ou colocar água na canequinha para beber. Ajudar a cuidar de um peixinho ou de uma plantinha. Sempre reforçando o porque isto é importante.

Brincadeira Simbólica

Momento de regar a árvore com a Professora Tatiana

Colheita do alface - Criança do Minigrupo

Hora de regar os alfaces...
Hora de comer a salada !! Hummmmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário