15 de setembro de 2010

PROJETO ENTORNO - Em busca de novos leitores

Pra começar,  uma provocação, vídeo  LER DEVIA SER PROIBIDO - GUIOMAR DE GRAMMON
No começo do ano recebemos um informativo da DRE Itaquera perguntando se eu, Fabiana, e a Diretora, Carlota, gostaríamos de participar deste projeto... não sabíamos  ao certo do que se tratava, mas já tínhamos em mente que ele envolveria a   leitura. Sem hesitar, nós nos inscrevemos no curso, pois temos prazer em conhecer projetos e ideias novas. Pois bem, após o primeiro encontro, em que nos foi apresentado as fases do projeto, que eu explicarei logo mais, nós começamos a procurar os amigos, afinal, quem tem amigo, tem tudo, afinal,  como daríamos início a este projeto, se o nosso CEI não contava com  livros o suficiente ? Nossa unidade é nova, foi inaugurada no ano de 2009 e os livros que possuíamos  até então eram as próprias professoras que traziam. A Coordenadora Pedagógica, Rita, que trabalhou nesta unidade o ano passado e que atualmente trabalha na EMEI Thereza Thé, vendo nossa dificuldade, nos emprestou uma boa quantidade de  títulos literários de alta qualidade, pois na sua unidade há muitos e muitos livros, alguns com dois exemplares. Este foi o ponta pé que precisávamos para começar o Projeto Entorno.
Após, nos horários de formação, assistimos os DVD´s que explicavam o projeto e suas fases, lemos e discutimos textos acerca da diferença entre ler e contar histórias, refletimos a importância da leitura para a criança pequena, e muitas outras estratégias para reforçar que este projeto além de criar novos leitores seria um instrumento que levaria  a criança a desenvolver a imaginação, a oralidade, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

As etapas do projeto são:

1 - Escolha dos livros pelas professoras, considerando a qualidade literária, o interesse e a adequação à faixa etária das crianças

2 - Sociliazação para as colegas dos livros escolhidos por cada uma das professoras e preparação da leitura

3 - Escrita das resenhas pelas professoras de cada um dos livros que serão apresentados

4 - Produção de um painel com a capa e a resenha do livro e a ficha de inscrição das crianças

5 - Inscrição (escolha) pelas crianças na sessão que querem participar

6 - Rodas simultâneas de leitura

7 - Discussão e comentários das crianças no retorno às suas respectivas salas

Podemos dizer que o Projeto Entorno está sendo um grande sucesso no CEU CEI Formosa, pois todo o grupo acredita na importância da leitura e acredita neste projeto ! As falas das crianças após a sessão simultânea, os comentários reforça esta ideia !

Crianças do Minigrupo BC escolhem o livro com a Professora Lourdes
Crianças do Minigrupo FG escolhem o livro com a Professora Márcia
Roda de Convesa após a Sessão Simultânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário