Pra começar, uma provocação, vídeo LER DEVIA SER PROIBIDO - GUIOMAR DE GRAMMON
No começo do ano recebemos um informativo da DRE Itaquera perguntando se eu, Fabiana, e a Diretora, Carlota, gostaríamos de participar deste projeto... não sabíamos ao certo do que se tratava, mas já tínhamos em mente que ele envolveria a leitura. Sem hesitar, nós nos inscrevemos no curso, pois temos prazer em conhecer projetos e ideias novas. Pois bem, após o primeiro encontro, em que nos foi apresentado as fases do projeto, que eu explicarei logo mais, nós começamos a procurar os amigos, afinal, quem tem amigo, tem tudo, afinal, como daríamos início a este projeto, se o nosso CEI não contava com livros o suficiente ? Nossa unidade é nova, foi inaugurada no ano de 2009 e os livros que possuíamos até então eram as próprias professoras que traziam. A Coordenadora Pedagógica, Rita, que trabalhou nesta unidade o ano passado e que atualmente trabalha na EMEI Thereza Thé, vendo nossa dificuldade, nos emprestou uma boa quantidade de títulos literários de alta qualidade, pois na sua unidade há muitos e muitos livros, alguns com dois exemplares. Este foi o ponta pé que precisávamos para começar o Projeto Entorno.
Após, nos horários de formação, assistimos os DVD´s que explicavam o projeto e suas fases, lemos e discutimos textos acerca da diferença entre ler e contar histórias, refletimos a importância da leitura para a criança pequena, e muitas outras estratégias para reforçar que este projeto além de criar novos leitores seria um instrumento que levaria a criança a desenvolver a imaginação, a oralidade, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
As etapas do projeto são:
1 - Escolha dos livros pelas professoras, considerando a qualidade literária, o interesse e a adequação à faixa etária das crianças
2 - Sociliazação para as colegas dos livros escolhidos por cada uma das professoras e preparação da leitura
3 - Escrita das resenhas pelas professoras de cada um dos livros que serão apresentados
4 - Produção de um painel com a capa e a resenha do livro e a ficha de inscrição das crianças
5 - Inscrição (escolha) pelas crianças na sessão que querem participar
6 - Rodas simultâneas de leitura
7 - Discussão e comentários das crianças no retorno às suas respectivas salas
Podemos dizer que o Projeto Entorno está sendo um grande sucesso no CEU CEI Formosa, pois todo o grupo acredita na importância da leitura e acredita neste projeto ! As falas das crianças após a sessão simultânea, os comentários reforça esta ideia !
Crianças do Minigrupo BC escolhem o livro com a Professora Lourdes |
Crianças do Minigrupo FG escolhem o livro com a Professora Márcia |
Roda de Convesa após a Sessão Simultânea |
Nenhum comentário:
Postar um comentário