6 de setembro de 2011

Construção de Brinquedos

No mês de agosto também, as professoras (Ivânia, Mara, Fernanda e Leonor) fizeram com as crianças uma Oficina de Brinquedos Tradicionais...


O brinquedo eleito foi o "Vai e Vem"


Acompanhe as fotos:


CIRCUITO FOLCLÓRICO

No mês de agosto, precisamente, no dia 22, comemoramos o Dia do Folclore, e a Gestão do CEU FORMOSA em parceria com as Unidades Escolares preparou um Circuito Motor com brincadeiras folclóricas.


"Brincadeiras populares ou brincadeiras Folclóricas, são aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos, e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras  são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país."

Fonte:  http://www.brasilcultura.com.br/



29 de julho de 2011

Experiências com a expressividade das Linguagens Artísticas

Pintar, colar, recortar, desenhar, entre outras, são vivências cotidianas nas instituições de Educação Infantil e elas possibilitam às crianças diferentes modos de criar, produzir e construir arte.
Dentro das expectativas das Linguagens Artísticas temos a possibilidade de trabalhar com desenhos e de acordo com as Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagens para a Educação Infantil propõem que as crianças do CEI podem, dentre outras ações, a: utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar: sentado, em pé, deitado, de bruços, etc; a reconhecer seus desenhos, distinguindo-os dos de outras crianças e a comentar aspectos de seu modo de produzir.
Infelizmente, o áudio da gravação não nos permite a plena definição das falas das crianças durante esta vivência. Mas, podemos afirmar que atitudes como: respeito e autonomia estiveram presentes o tempo todo, o que vem a reforçar que as crianças, mesmo tão pequenas, e encontrando na professora, uma mediadora, podem construir diversas aprendizagens inerentes às linguagens artísticas e também, tão importante quanto, a construção de valores e espírito de cooperação.

Professora Edna Ribeiro dos Santos e turma do Minigrupo II - B

1 de julho de 2011

FESTA JUNINA

Abaixo postamos os vídeos com as danças apresentadas pelas crianças na Festa Junina que aconteceu no dia 18 de junho:

TEATRO DE MAMULENGO

No dia 9 de junho, todas as crianças matriculadas no CEI foram convidadas à assistir a apresentação de Teatro de Mamulengo, uma rica forma de expressão cultural predominante no Nordeste brasileiro....

Como estamos no mês junino, não poderia haver um tema melhor !! Dona Mariquinnha queria se casar, mas só se Santo Antonio descesse do céu e celebrasse o seu casamento...

Os olhinhos das crianças, atentos a todos os movimentos dos bonecos que ali se apresentavam e a ansiedade em saber o desfecho da história, estiveram presentes a todo momento:





PROJETO HORTA

Dando sequência ao Projeto Horta, periodicamente, as professoras acompanham as crianças para a colheita de verduras e legumes...

Logo após levamos os alimentos até a cozinha do CEI e estes são preparados com muito carinho por nossas merendeiras...

Veja as fotos:




17 de maio de 2011

II DIA DE QUEM CUIDA DE MIM

Ontem, dia 16 de maio, segunda-feira, realizamos o chá em comemoração a "Quem Cuida de Mim", desde o ano passado seguimos esta tradição de no mês de maio homenagearmos àqueles que cuidam e dedicam seu amor e carinho para as crianças que atendemos.  Quem são estas pessoas que merecem nossa homenagem ?? Pode ser a mãe, o pai, a avó, o avô, uma tia muito querida..., ou seja, quem realmente faz a diferença na vida da criança !

Veja as fotos:






21 de março de 2011

Lívia andando....

UFA!!!!
Como é difícil andar!!!

Professora Mércia

Olhando as fotos de nossa turma B I A e B de 2011, consegui montar um caminhar muito trabalhoso para os bebês. Nossa modelo para essa fase é a Lívia. Uma menininha muito tranqüila, que demonstrar já desde pequenina correr atrás de seus desejos. Em muitas das fotos abaixo o foco está em atividades que demos aos bebês durante esse primeiro mês de convivência no CEU CEI Formosa. Como conseqüência, Lívia muitas vezes está mais ao longe, mas peço a vocês observarem como a determinação dessa pequenina a tornou uma andante bem rápida, apesar de dois afastamentos que teve por motivo de saúde.
As fotos a seguir são o exemplo de quanto e trabalhoso é o processo em busca do caminhar. Primeiro precisando sempre de um apoio.




Mesmo que o deslocamento necessitasse de apoio ela explora todos os espaços da sala procurando satisfazer sua curiosidade

Com tanto trabalho sempre é bom um descanso, mas logo volta a atividade
Depois partimos novamente para atividades, que ela só continua a fazer se é do seu agrado caso contrário ela não titubeia em abandonar e ir fazer o que lhe agrada, momento no qual é respeitada pelas professoras. Seu deslocamento ainda é se segurando ou engatinhando.
Participa das atividades, de algumas ela gosta mais,  de outras ela experimenta. Mas vejam como está sempre se deslocando e se equilibrando em pé buscando a autonomia do deslocar-se.

No caminhar para poder andar o bebê primeiro tem que aprender a equilibrar-se.






Mas nas próximas fotos ela nos surpreendeu satisfatoriamente. O mais gostoso de trabalhar no B I é ver a felicidade estampada nos rostinhos dos bebês a cada conquista que eles fazem. Veja como Lívia transmite muita felicidade ao passar a andar. Cambaleante sim, mas agora ela sente que tem mais autonomia para ir aonde quiser.

Muitas conquistas ocorrerão ao longo do ano. O andar foi só a primeira.
Para nós professoras Denise e Mércia essas conquistas nos fortalece e nos estimulam a buscar novos desafios para dar aos pequeninos, pois estamos conscientes de que eles a capacidade de realizar muitas coisas, apesar do adulto achar que não.

4 de março de 2011

CARNAVAL 2011

Primeiramente, o que é Carnaval ?

O carnaval é considerado uma das festas populares e mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, àgua, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

Veja abaixo as fotos de nossa Festa de Carnaval:









E na hora de voltar do Bloco Esportivo e Cultural para o CEI não é que estava chovendo ? E agora ? Pois bem, falta de ajuda e ideias não faltaram !! Veja só: