7 de junho de 2012

PROJETO: OUVINDO, LENDO e VIVENDO A HISTÓRIA O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS

Projeto desenvolvido pelas Professoras:
Mércia Monteiro Borges e Denise Nascimento Ribeiro do Berçário I AB.
Esse Projeto que encontra-se em andamento foi socializado com o grupo. Com a socialização das práticas visamos refletir sobre nosso trabalho para podermos transformar nossas ações.


Justificativa: os bebês demonstraram ao longo de nossa experiência em trabalhar com eles que a melhor maneira de aprender é brincando dando asas a imaginação. Para isso não existe nada que agrade mais a eles do que brincar com caixas. A rotina em atividade dirigida acaba fomentando o gosto por ouvir história e isso é o primeiro passo para passarem a ler qualquer tipo de suporte que lhe fornecemos.

Objetivos:
Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente:
·       conviver com o colega durante a leitura;
·       Respeitar a vez do colega em manusear o livro;
·       Ajudar a organizar o ambiente (interno/externo) ante e depois da atividade;
·       Iniciar o comportamento leitor

Experiências de brincar e imaginar:
·       vivenciar a história logo após a leitura;
·       transformar sucatas em objetos pertinentes a história;

Experiências de exploração da linguagem corporal
·       explorar o mundo pelo movimento:
·       entrar e sair dos módulos do avião de caixas;
·       empilhar as caixas de diversos tamanhos;
·       construir brinquedos imaginários de caixas;
·       viver a história no castelo de caixas.

Experiências de exploração da linguagem verbal
·       ouvir a história;
·       estimular a fala conversando sobre a história com grupo;
·       ouvir o poema: caixinha mágica

Experiências de exploração da natureza e da cultura
·       conviver em espaços diferentes internos e externos do cei e do ceu;
·       observar a dança das pipas caixas  no ar;
·       brincar com caixas de diferentes materiais;

Experiências de apropriação do conhecimento matemático
·       brincar com caixas de diferentes: tamanhos, pesos, formas.

Experiências com a expressividade das linguagens artísticas
·       Desenvolver o comportamento expectador no teatro ceu formosa apresentando cenas do livro no palco para os discentes assistirem.
·       Desenvolver o comportamento de observador montando uma exposição no corredor de formas bi e tridimensionais;

Material:  livro “o homem que amava caixas” de stephen michael king, tradução de gilda de aquino.
caixas de diferentes: tamanhos, formas, matéria, pesos, varetas e papeis coloridos de seda.
Pano de floresta

Procedimento: atividade semanal:
Momento 1: organizar o espaço junto com o grupo para a leitura da história;
Momento 2: estender o pano floresta para as crianças se acomodarem e ouvir a história;
Momento 3: ler a história de acordo com as orientações do projeto entorno 2010;
Momento 4: contar a história novamente mostrando as imagens do livro;
Momento 5: reproduzir as brincadeiras de uma das páginas.
Momento 6: organizar o espaço pós brincadeira.

Nas semanas seguintes:
repetir os momentos de 1 a 4 e a 6;
momento 5: a cada semana uma nova página será reproduzida.
Ao terminar as cenas do livro a cada semana será trabalhado um dos conteúdos abaixo:
Leitura do poema caixinha mágica.
Empinar uma pipa caixa para os discentes observarem.
Brincar com caixas de diferentes tamanhos.
Brincar com caixas de diferentes pesos.
Brincar com caixas de diferentes formas.
Brincar com caixas de diferentes materiais.
Empilhar as caixas de diversos tamanhos.
Exposição no corredor de formas bi e tridimensionais.
Apresentar cenas do livro no palco do teatro  ceu formosa para os discentes assistirem.

Avaliação:              avaliação continua quanto ao
Projeto: observar principalmente a necessidade ou não de redirecionamento da atividade.
Alunos: as apreensões feitas pelos bebês, as inovações fomentadas pelo corpo discente, os momentos mais agradável ao grupo e a de cada individuo.

Produto final:         portfólio fotográfico coletivo do desenrolar do  projeto.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário