Projeto desenvolvido pelas Professoras:
Mércia Monteiro Borges e Denise Nascimento Ribeiro do Berçário I AB.
Esse Projeto que encontra-se em andamento foi socializado com o grupo. Com a socialização das práticas visamos refletir sobre nosso trabalho para podermos transformar nossas ações.
Justificativa: os bebês
demonstraram ao longo de nossa experiência em trabalhar com eles que a melhor
maneira de aprender é brincando dando asas a imaginação. Para isso não existe
nada que agrade mais a eles do que brincar com caixas. A rotina em atividade
dirigida acaba fomentando o gosto por ouvir história e isso é o primeiro passo
para passarem a ler qualquer tipo de suporte que lhe fornecemos.
Objetivos:
Experiências
voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente:
·
conviver com o colega durante a leitura;
·
Respeitar a vez do colega em manusear o livro;
·
Ajudar a organizar o ambiente (interno/externo) ante e
depois da atividade;
·
Iniciar o comportamento leitor
Experiências
de brincar e imaginar:
·
vivenciar a história logo após a leitura;
·
transformar sucatas em objetos pertinentes a história;
Experiências
de exploração da linguagem corporal
·
explorar o mundo pelo movimento:
·
entrar e sair dos módulos do avião de caixas;
·
empilhar as caixas de diversos tamanhos;
·
construir brinquedos imaginários de caixas;
·
viver a história no castelo de caixas.
Experiências
de exploração da linguagem verbal
·
ouvir a história;
·
estimular a fala conversando sobre a história com
grupo;
·
ouvir o poema: caixinha mágica
Experiências
de exploração da natureza e da cultura
·
conviver em espaços diferentes internos e externos do
cei e do ceu;
·
observar a dança das pipas caixas no ar;
·
brincar com caixas de diferentes materiais;
Experiências
de apropriação do conhecimento matemático
·
brincar com caixas de diferentes: tamanhos, pesos,
formas.
Experiências
com a expressividade das linguagens artísticas
·
Desenvolver o comportamento expectador no teatro ceu
formosa apresentando cenas do livro no palco para os discentes assistirem.
·
Desenvolver o comportamento de observador montando uma
exposição no corredor de formas bi e tridimensionais;
Material: livro “o homem que amava caixas” de stephen
michael king, tradução de gilda de aquino.
caixas de
diferentes: tamanhos, formas, matéria, pesos, varetas e papeis coloridos de
seda.
Pano de
floresta
Procedimento: atividade semanal:
Momento 1:
organizar o espaço junto com o grupo para a leitura da história;
Momento 2:
estender o pano floresta para as crianças se acomodarem e ouvir a história;
Momento 3: ler
a história de acordo com as orientações do projeto entorno 2010;
Momento 4:
contar a história novamente mostrando as imagens do livro;
Momento 5:
reproduzir as brincadeiras de uma das páginas.
Momento 6:
organizar o espaço pós brincadeira.
Nas semanas
seguintes:
repetir os momentos de 1 a 4 e a
6;
momento 5: a cada semana uma
nova página será reproduzida.
Ao terminar as
cenas do livro a cada semana será trabalhado um dos conteúdos abaixo:
Leitura do
poema caixinha mágica.
Empinar uma
pipa caixa para os discentes observarem.
Brincar com
caixas de diferentes tamanhos.
Brincar com
caixas de diferentes pesos.
Brincar com
caixas de diferentes formas.
Brincar com caixas
de diferentes materiais.
Empilhar as
caixas de diversos tamanhos.
Exposição no
corredor de formas bi e tridimensionais.
Apresentar cenas
do livro no palco do teatro ceu formosa
para os discentes assistirem.
Avaliação: avaliação
continua quanto ao
Projeto: observar
principalmente a necessidade ou não de redirecionamento da atividade.
Alunos: as apreensões
feitas pelos bebês, as inovações fomentadas pelo corpo discente, os momentos
mais agradável ao grupo e a de cada individuo.
Produto final: portfólio
fotográfico coletivo do desenrolar do
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário